top of page

O Curso

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande foi criado em 06 de dezembro de 1979. Este curso está inserido em região semiárida, cujos indicadores socioeconômicos são preocupantes, as áreas exploradas são enormes e inexiste uma política florestal definida.

Apesar da formação generalista definida pelo Curso, para os seus egressos, existe naturalmente a necessidade de um enfoque mais regional, objetivando viabilizar as atividades práticas, assim como ensejar pesquisas no sentido de buscar alternativas compatíveis com o perfil da região e, desta forma, tentar mitigar os efeitos negativos das ações antrópicas.

A proposta geral do Curso de Engenharia Florestal é de atuar de maneira eficaz, no desenvolvimento regional e nacional, tomando por base as dimensões social, econômica, ambiental e tecnológica. Isto significa buscar uma nova forma de atuação na comunidade, desenvolvendo atividades também em espaços extra-acadêmicos (comunidades rurais, empresas ligadas ao setor florestal, prefeituras, dentre outros), aplicando o que está sendo pesquisado no espaço intramuros da academia.

Desta forma, pretende-se contribuir para o crescimento individual dos alunos e, consequentemente, aprimorar a capacidade de intervenção do indivíduo na sociedade, de maneira a transformá-la positivamente, criando melhores oportunidades de trabalho e de interação com o meio ambiente.

bottom of page